O Laço Duplo



Editora: Nova Fronteira
Autor: CHRIS BOHJALIAN
ISBN: 9788520920749
Origem: Nacional
Ano: 2008
Edição: 1
Número de páginas: 416
Acabamento: Brochura
Formato: Médio



Sinopse: Laurel Estabrook levava uma vida universitária comum, entre livros e festinhas, até que um fatídico passeio de bicicleta na hora do gelado pôr-do-sol em Vermont transforma sua rotina. Aos 19 anos, ela é surpreendida por dois homens e sofre uma tentativa de estupro. Traumatizada pelo ataque, a jovem abandona a bicicleta e as atividades do campus para isolar-se em uma rotina mais discreta que inclui um relacionamento amoroso superficial e o trabalho em uma instituição para sem-tetos. Até receber uma maleta contendo fotografias impressionantes, herança de um dos abrigados que pode ter sido filho de Daisy Buchanan, a famosa infiel de O grande Gatsby , clássico de F. Scott Fitzgerald. O desejo de desvendar como um herdeiro dos Buchanans deixou a rica infância para acabar morando na rua é o que move a protagonista de O laço duplo, bestseller de Chris Bohjalian, que a Nova Fronteira lança em abril.

Ao examinar as primeiras fotos, único bem deixado por Bobbie Crocker, Laurel reconhece o local onde passou os verões de sua infância: East Egg, na ensolarada Long Island, em Nova Iorque – cenário das brigas, traições e grandes festas protagonizadas pelos ricos Buchanans. Do lado oposto, instalou-se Gatsby, em West Egg, território reservado a famílias não-tradicionais e de onde ele espreitava a bela Daisy com quem teve um caso amoroso. Na seqüência das fotos, retratos de personalidades e também cliques conceituais, registros de quem acompanhou de perto a história americana nas décadas de 50 e 60. A surpresa de Laurel só é maior quando ela descobre um dos mais recentes negativos: uma ciclista sob o pôr-do-sol de Vermont.

A curiosa história do fotógrafo recolhido na rua foi inspirada em um caso real: Bob “Soupy” Campbell que clicou pessoas como Chuck Berry, Bob Dylan, Muddy Waters, Julie Andrews, Paul Newman e Martin Luther King. As fotos foram precariamente guardadas dentro de uma mala encontrada após sua morte em um abrigo. A herança, descoberta por Chris Bohjalian ao fazer uma matéria para o jornal Burlington Free Press, deu origem ao romance que é ilustrado com as fotos originais de Campbell.

A verossimilhança da obra foi conquistada pela extensa pesquisa feita por Bohjalian que incluiu distúrbios como estresse pós-traumático e esquizofrenia, durante visitas ao Comitê de abrigo temporário de Burlington, em Vermont. A obra discute como podem ser frágeis os laços familiares e profissionais e até mesmo o equilíbrio mental após um grande trauma. E, diz o autor em nota introdutória sobre os sem-teto, como “não levamos em conta o fato de que a maioria deles teve vidas tão sérias quanto as nossas antes de tudo ir abaixo”.

A intertextualidade com O grande Gatsby revisita o glamour dos anos 20 quando a sociedade americana celebrava com festas o bom momento econômico. Faz com que os leitores imaginem o que inspirou Fitzgerald ao escrever seu romance e o que teria acontecido aos herdeiros dos Buchanans, filhos de pais ricos, mas extremamente infelizes. Os limites entre ficção e realidade e os tênues sinais de desequilíbrio deixam pistas que preparam o leitor para a virada final – e surpreendente - de O laço duplo.

Nota do blog: “ O laço duplo é o tipo de livro que você quer ler num fôlego só, do início ao fim sem parar. E a reviravolta no final vai deixar você simplesmente chocado.” — Publishers Weekly


Em todas as listas de mais vendidos nos Estados Unidos.



Saiu na Mídia

“ O romance de Chris Bohjalian é uma espécie de resposta para Gatsby, tanto em relação a seu papel como um monumento no horizonte literário quanto a sua mensagem sobre o destino humano (...). O laço duplo descreve o quão tortuosa e inescapável pode ser uma jornada.” The Washington Post



“ As referências ao O grande Gatsby formam a base do mistério e estimulam os leitores a imaginar como o pano de fundo se relacionam com a “ realidade” do romance. (...) Chris consegue desenvolver uma premissa intrigante e engenhosa.” Publisher Weekly



" Sua compaixão em abordar a doença mental e sabedoria em detalhar o poder da arte são impressionantes. Chris move-se facilmente entre diferentes pontos de vista e tem grande habilidade para criar vozes narrativas autênticas. “ The Boston Globe


Sobre o autor


Chris Bohjalian é autor de onze romances publicados em 22 países e 20 línguas. Em 2002 ganhou o New England Book Award pelo romance Midwives, número um na lista de bestsellers do New York Times e selecionado para o Clube do livro da apresentadora Oprah Winfrey. O autor também escreve para revistas como Cosmopolitan e Reader´s Digest. The Double Bind , também bestseller do The New York Times foi lançado em fevereiro em edição especial com capa dura e está novamente na lista de mais vendidos. O autor lança seu próximo romance, Skeletons at the Feast , em maio.




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Anônimo disse...

Me falaram bem demais deste livro...